segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Entrega de prémios/concurso literário

1º PRÉMIO DE POESIA POPULAR DO ALENTEJO


Uma ideia tornada realidade, há quase um ano atrás, está prestes a concluir a sua derradeira etapa. A entrega dos prémios aos vencedores do 1º Concurso de Poesia Popular do Alentejo. Este evento terá lugar no próximo dia 28 de Agosto de 2009 em Terrugem – Elvas, pelas 21.30. Teremos nessa noite a oportunidade de reconhecer o valor e entrega dos concorrentes que disseram presente com os seus trabalhos, prestar justa homenagem aos vencedores, saudar o trabalho e o ponderado juízo dos membros do Júri,

Gostaríamos de agradecer, portanto, em primeiríssimo lugar, a todos os que concorreram à pioneira edição deste prémio. Eles são alguns dos muitos heróis que continuam a lutar por aquilo em que acreditam, a poesia popular e neste caso a poesia popular do Alentejo. Chegaram até nós cerca de 80 obras de poesia. Sentimo-nos assim honrados, não apenas pela extraordinária adesão a este Prémio de poesia, mas também pela qualidade das obras concorrentes, a várias das quais ficaria igualmente bem qualquer das distinções atribuídas.

Como ficara acordado no regulamento deste Prémio, não foram abertos os envelopes com a identificação dos autores das obras não distinguidas nesta edição. Manteve-se pois o anonimato destes autores, potenciando a que voltem a concorrer em futuras edições com outras ou até com as mesmas obras, já que, diga-se em abono da verdade, muitos foram os trabalhos que mesmo tendo grande qualidade, infelizmente, não puderam ser premiados.

Passamos então a divulgar a lista dos premiados no 1º Prémio de Poesia Popular do Alentejo organizado pelo Centro Cultural da Terrugem:

1º PRÉMIO EX-AEQUO

Felícia Festas Hortinhas / ÁGUA
(Évora)

António José Barradas Barroso / CEIFEIRA
(Parede / Vila Viçosa)

MENÇÕES HONROSAS:
António João Carronha Brinquete / ALI PRÓS LADOS DO BECO
(Terrugem)

Domingos José Pinto / PASSO O TEMPO COM A ENXADA NA MÃO
(Juromenha)

Manuel António Barradas / AOS MEUS 75 ANOS
(Vaiamonte)

Obrigado a todos os que concorreram, apreciaram, organizaram, apoiaram, enfim a todos os que ajudaram a cumprir este Prémio que, mais do que uma janela de poesia, pretendeu assumir-se como um farol de apoio à nossa cultura, à cultura popular do Alentejo.

BEM HAJAM

Centro Cultural da Terrugem, Agosto de 2009