1º PRÉMIO DE POESIA POPULAR DO ALENTEJO
Uma ideia tornada realidade, há quase um ano atrás, está prestes a concluir a sua derradeira etapa. A entrega dos prémios aos vencedores do 1º Concurso de Poesia Popular do Alentejo. Este evento terá lugar no próximo dia 28 de Agosto de 2009 em Terrugem – Elvas, pelas 21.30. Teremos nessa noite a oportunidade de reconhecer o valor e entrega dos concorrentes que disseram presente com os seus trabalhos, prestar justa homenagem aos vencedores, saudar o trabalho e o ponderado juízo dos membros do Júri,
Gostaríamos de agradecer, portanto, em primeiríssimo lugar, a todos os que concorreram à pioneira edição deste prémio. Eles são alguns dos muitos heróis que continuam a lutar por aquilo em que acreditam, a poesia popular e neste caso a poesia popular do Alentejo. Chegaram até nós cerca de 80 obras de poesia. Sentimo-nos assim honrados, não apenas pela extraordinária adesão a este Prémio de poesia, mas também pela qualidade das obras concorrentes, a várias das quais ficaria igualmente bem qualquer das distinções atribuídas.
Como ficara acordado no regulamento deste Prémio, não foram abertos os envelopes com a identificação dos autores das obras não distinguidas nesta edição. Manteve-se pois o anonimato destes autores, potenciando a que voltem a concorrer em futuras edições com outras ou até com as mesmas obras, já que, diga-se em abono da verdade, muitos foram os trabalhos que mesmo tendo grande qualidade, infelizmente, não puderam ser premiados.
Passamos então a divulgar a lista dos premiados no 1º Prémio de Poesia Popular do Alentejo organizado pelo Centro Cultural da Terrugem:
1º PRÉMIO EX-AEQUO
Felícia Festas Hortinhas / ÁGUA
(Évora)
António José Barradas Barroso / CEIFEIRA
(Parede / Vila Viçosa)
MENÇÕES HONROSAS:
António João Carronha Brinquete / ALI PRÓS LADOS DO BECO
(Terrugem)
Domingos José Pinto / PASSO O TEMPO COM A ENXADA NA MÃO
(Juromenha)
Manuel António Barradas / AOS MEUS 75 ANOS
(Vaiamonte)
Obrigado a todos os que concorreram, apreciaram, organizaram, apoiaram, enfim a todos os que ajudaram a cumprir este Prémio que, mais do que uma janela de poesia, pretendeu assumir-se como um farol de apoio à nossa cultura, à cultura popular do Alentejo.
BEM HAJAM
Centro Cultural da Terrugem, Agosto de 2009
segunda-feira, 24 de agosto de 2009
quarta-feira, 12 de agosto de 2009
Prémio Literário
É no próximo dia 28 de Agosto às 21h 30m no Pátio Alentejano em Terrugem que serão entregues os prémios do 1º Concurso de Poesia Popular, instituido pelo Centro Cultural de Terrugem.
Subscrever:
Mensagens (Atom)