segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Dia de S. Martinho





O Magusto é uma festa popular, cuja celebração difere um pouco consoante as tradições regionais. Grupos de amigos e familias juntam-se á volta de uma fogueira onde se assam castanhas para comer, bebe-se a jeropiga, água-pé ou vinho novo.
Para comemorar o dia de S. Martinho, o CNE (Corpo Nacional de Escutas) Agrupamento 1307 de Terrugem, instalou-se na Praça da Liberdade, neste Sábado último, para a distribuição de "cartuchos" de castanhas assadas.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

"D. Alice e o seu mistério"


O autor José Duarte apresentou no Domingo 31 de Outubro, o seu mais recente livro, "Dona Alice e o seu mistério". Uma obra infantil que envolveu os leitores mais pequenos dando-lhes a possibilidade de terminar a história.
Esta é a segunda obra do autor que, em 2006, publicou o seu primeiro livro"(Caminhando) até ti".
José Duarte irá estar presente na Biblioteca Municipal de Elvas, dia 12 de Novembro para uma nova apresentação da obra infantil

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Debate sobre o Cancro da Mama



O cancro da mama é o tipo de cancro mais comum entre as mulheres (não considerando o cancro da pele), e corresponde á segunda causa de morte por cancro, na mulher.
Em Portugal, anualmente, são detectados cerca de 4500 novos casos de cancro da mama e 1500 mulheres morrem com esta doença.
O cancro da mama é uma das doenças com maior impacto na nossa sociedade, não só por ser muito frequente e associado a uma imagem de grande gravidade, mas também porque agride um orgão cheio de simbolismo, na maternidade e na feminilidade.
Este tema foi debatido, no sábado, 30 de Outubro, no Centro Cultural de Terrugem, com a presença da Enfermeira Laura Duarte e uma representante da Liga Portuguesa Contra o Cancro, Domingas Cordeiro, contando também com um momento musical protagonizado por Júlia Brinquete.