domingo, 9 de novembro de 2008

Exposição de Tauromaquia na Terrugem

Imagens da exposição.




http://www.toureio.com/
Exposição de Tauromaquia na Terrugem

O recém inaugurado Centro Cultural de Terrugem (Elvas) recebeu este fim-de-semana uma exposição dedicada ao tema taurino; uma compilação dos mais variados objectos pertencentes a coleccionadores aficionados da terra, entre eles contavam-se alguns objectos do espólio do Dr. Francisco Palha Botelho Neves, figura incontornável do panorama taurino Nacional, radicado há bastantes anos nesta localidade Alentejana.
Rui Miguel Guerra, cavaleiro amador que vive também nesta terra, estava também representado chamando a si muito do protagonismo desta exposição uma vez que as suas gentes lhe demonstraram todo o seu carinho e apoio nesta sua aventura no difícil mundo dos toiros.
De referir a grande afluência de visitantes que passaram durante este três dias pelo novo centro cultural, que ultrapassaram largamente as seis centenas, razão que levou os organizadores a pensar em novos projectos de índole taurina a terem início em 2009. Um destes projectos será uma exposição que vise contar a história tão peculiar da construção da Praça de Toiros de Terrugem, que um grupo de Amigos levou por diante ao longo de mais de 25 anos, e que resultou na castiça praça que hoje todos conhecemos.

Esperamos assim por novidades e deixamos os parabéns pelo sucesso desta iniciativa.
Herlander Coutinho - 03/11/08

* * *
Terrugem - Exposição Tauromáquica

No Centro Cultural de Terrugem (antiga Casa do Povo), realizou-se entre os dias 31 de Outubro e 02 de Novembro, uma exposição sobre tauromaquia com a particularidade de grande parte do material exposto ser pertencente a aficionados locais.
Desta mostra destacam-se, o sector dedicado à praça de touros local; o sector de dedicado ao cavaleiro amador Rui Guerra, aqui residente desde nascença e que despertou grande curiosidade a todos os visitantes; uma colecção de fotografias de forcados, todos naturais da Terrugem e o sector que mostrava uma parte do valioso espólio do prestigiado conferencista, ex-ganadeiro e grande aficcionado Dr. Francisco Palha Botelho Neves, também ele desde há muito aqui radicado e um dos principais mentores da construção da praça de touros de Terrugem.Com um número de visitantes a superar de longe as expectativas da organização, o evento deixou um agradável sabor de boca a todos os que por ali passaram, como se pode constactar pelo que deixaram escrito no livro de visitas, o que leva os organizadores a pensar, no futuro em vôos um pouco mais altos.

Assim se deseja, para bem da festa e da freguesia!
João Carvão - 04/11/08

* * *
Jornal Farpas - Edição nº640